Cidades

Temporal de despedida: réveillon com chuva em Niterói, SG e Maricá

Imagem ilustrativa da imagem Temporal de despedida: réveillon com chuva em Niterói, SG e Maricá
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Chegada de frente fria promete temporal para os próximos dias. Foto: Karina Cruz

A chegada das chuvas que atingiram fortemente o sul da Bahia, apesar de mais fracas, promete temporal nos próximos dias, inclusive na noite de réveillon, em Niterói, São Gonçalo, Maricá e Itaboraí. As informações são do Insituto Ncional de Meteorologia (Inmet), que alerta para ventos intensos, risco de alagamentos e até queda de granizo em algumas regiões.

De acodo com o instituto, para a noite de réveillon os ventos deverão ser mais fracos, no entanto com previsão de chuva e temperaturas variando entre 27º e 22º graus.

Instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Em caso de acidente o telefone da Defesa Civil é 199 e ao Corpo de Bombeiros, 193.

Niterói

Para esta quarta-feira (29), o Inmet prevê a mudança no clima. De acordo com o instituto, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia. A mínima prevista é de 23º e máxima de 29º graus.

Para sexta-feira (31), último dia do ano, a previsão é de dia nublado com pancadas de chuva. A máxima prevista é de 26° e mínima de 22° graus.

São Gonçalo

A quarta-feira (29) será de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas. A temperatura máxima é de 29° e mínima de 23° graus. Para sexta-feira (31), a previsão permance a mesma com pancadas de chuva a qualquer hora.

Maricá e Itaboraí

A quarta-feira (29) será de muitas nuvens com pancadas de chuva a qualquer hora. A mínima será de 23° e máxima de 29° graus.

A noite da virada também poderá chover com temperaturas variando entre 27° e 22° graus.

Chuvas na Bahia

Segundo o Inmet, o principal fenômeno meteorológico responsável pelas chuvas na Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, foi a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Um dos principais sistemas meteorológicos responsáveis pela reposição hídrica em parte do Brasil central no período chuvoso e tem como característica a persistência de uma faixa de nuvens que fica, praticamente estacionada, provocando muita chuva sobre as mesmas áreas por, pelo menos, 4 dias consecutivos.

Apenas em dezembro de 2021 foram 3 (três) episódios de ZCAS.

< Niterói aprova R$ 4,3 bi para 2022, valor 26% maior que o liberado para 2021 Número de mortes por conta das chuvas aumenta na Bahia <